Como ajudei a alavancar as vendas de Seguro Viagem

Como ajudei a alavancar as vendas de Seguro Viagem

Papel:

Product Designer Sênior

Responsabilidades:

  • UX e UI Design

  • UX Writing

  • Trabalhar em paralelo com o PM

  • Trabalhar em paralelo com o PMM

  • Processo de research e discovery

  • Análise de Dados

  • Estratégia de negócios

Squad:

1 PM, 1 PMM, 1 Dev e 1 PD

Ferramentas:

Figma

Entregáveis:

  • Landing Page

  • Peças gráficas para

    • email

    • Instagram e Facebook

    • App

Seguro Viagem Hurb

Sua viagem sem perrengue! Descontos de até 30% só aqui!

Introdução

Introdução

Como uma das maiores agências de viagens do Brasil, o Hurb reconheceu a importância de oferecer um conjunto diversificado de soluções para otimizar viagens. Dentro desse contexto, diversas oportunidades foram identificadas e distribuídas entre os squads. Como membro do time de Produtos Acessórios, minha responsabilidade era entender e aprimorar produtos como Seguro Viagem, Aluguel de Carro, Transfer, Cartão Internacional, Câmbio, Chip Internacional, Visto e Passaporte.

Identificando oportunidades e prioridades

Identificando oportunidades e prioridades

Entre as oportunidades identificadas, algumas se destacaram pela urgência e potencial de impacto imediato, além de já contarmos com recursos que poderiam aumentar nossas chances de sucesso.

Nesse contexto, assumi um papel fundamental na reestruturação e distribuição do produto de Seguro Viagem assim que entrei na equipe.

Compreendendo os Desafios

Compreendendo os Desafios

Em novembro, tivemos vendas nulas, o que nos levou a refletir sobre o que estava acontecendo.

Em dezembro, apesar de um leve aumento nas vendas, não atingimos os números que esperávamos comparados ao período anterior com a Assist Card.

Iniciei meu trabalho imergindo nas necessidades dos usuários em relação ao Seguro Viagem.

Identificando os problemas

Identificando os problemas

Ao analisar as métricas, percebemos que estávamos focados demais em entregas (outputs) e não nos resultados (outcomes) reais.

Ao analisar as métricas, percebemos que estávamos focados demais em entregas (outputs) e não nos resultados (outcomes) reais.

Enfrentamos problemas de falta de acesso e visibilidade da performance dos e-mails, rodapés e anúncios, bem como dificuldades de comunicação com outros stakeholders, como o time de CRM e as redes sociais.

Enfrentamos problemas de falta de acesso e visibilidade da performance dos e-mails, rodapés e anúncios, bem como dificuldades de comunicação com outros stakeholders, como o time de CRM e as redes sociais.

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Estabelecemos um plano de ação

Estabelecemos um plano de ação

a) Funil de vendas: Testamos diferentes abordagens em todos os pontos de contato, ajustando o conteúdo para torná-lo mais educativo e simplificando o processo de compra.

b) Melhoria da landing page: Usamos uma abordagem Mobile First! Melhor aproveitamento da primeira dobra do site, deixando o formulário de pesquisa mais acessível; melhoria de conteúdo, deixando mais direto e incluindo informações relevantes. Também melhoramos o SEO e adicionamos uma seção de perguntas frequentes para esclarecer dúvidas dos usuários.

c) Acompanhar de perto o trabalhado do dev para implementar as melhorias definidas e garantir que todo o planejamento fosse bem executado.

d) Interação com stakeholders: melhoramos a comunicação e a colaboração com o time de CRM e as redes sociais, buscando uma melhor visibilidade e entendimento das ações realizadas em diferentes canais.

Resultados Alcançados

Com as mudanças implementadas, resultados positivos:

As vendas de Seguro Viagem aumentaram em 163% de fevereiro para março

As vendas de Seguro Viagem aumentaram em 163% de fevereiro para março

As taxas de conversão melhoraram significativamente

As taxas de conversão melhoraram significativamente

A comunicação e colaboração com os stakeholders se tornaram mais eficientes.

A comunicação e colaboração com os stakeholders se tornaram mais eficientes.

Melhora significativa na usabilidade dos usuários em mobile

Melhora significativa na usabilidade dos usuários em mobile

Nada de perrengue, contrate

o Seguro Viagem Hurb!

55%

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Garanta seu desconto com nossa parceira Assist Card

Oportunidades de Melhoria Contínua

Desenvolvemos uma jornada pós-compra personalizada para os clientes.

Desenvolvemos uma jornada pós-compra personalizada para os clientes.

Exploramos melhor a jornada para destinos nacionais, destacando benefícios específicos para os viajantes.

Exploramos melhor a jornada para destinos nacionais, destacando benefícios específicos para os viajantes.

Testamos a inserção de um botão "Seguro Viagem" na página inicial do Hurb.

Testamos a inserção de um botão "Seguro Viagem" na página inicial do Hurb.

Criamos anúncios direcionados aos usuários que já adquiriram pacotes de viagem.

Criamos anúncios direcionados aos usuários que já adquiriram pacotes de viagem.

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Aprendizados

Aprendizados

Ao longo dessa jornada desafiadora, aprendi a importância de focar em resultados, analisar métricas de forma mais precisa e colaborar de forma eficaz com os stakeholders. Como Product Designer, pude utilizar minhas habilidades para identificar problemas, criar soluções intuitivas e melhorar a experiência do usuário.

Vamos bater um papo sobre design e negócios?

Fique a vontade para mandar uma mensagem ;)

WM

Wanderson Miranda

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Wanderson Miranda