Contratando profissionais locais com Inteligência Artificial

Contratando profissionais locais com Inteligência Artificial

Papel:

Product Designer Sênior

Responsabilidades:

UX e UI

Processo de research e discovery

Análise de Dados

Estratégia de negócios

Ferramentas:

Figma - Design
Miro - Trabalho colaborativo
ClickUp - Documentação

Time:

Eu como Lead de Designer

CEO atuando ativamente

Time de tech

Entregáveis:

Relatório de pesquisas

Design das mudanças no site

Chat com Inteligência artificial

Relatório de métricas

Nunca foi tão fácil e rápido encontrar o especialista certo para resolver seu problema

Nunca foi tão fácil e rápido encontrar o especialista certo para resolver seu problema

Converse com o Toddie, que vai te conectar com o prestador de serviços ideal para você.

Converse com o Toddie, que vai te conectar com o prestador de serviços ideal para você.

Introdução

Introdução

No universo dos profissionais autônomos, onde a busca pela visibilidade e pela prosperidade é árdua, a Oddie surgiu como um aliado dedicado a fornecer as ferramentas essenciais para a vida profissional e pessoal desses heróis modernos. O primeiro passo foi criar uma vitrine para esses profissionais, permitindo que fossem vistos por potenciais clientes.

Contexto

Contexto

Depois de iniciar essa jornada, nos deparamos com o desafio crucial de não apenas atrair esses profissionais para a plataforma, mas também de monetizar e criar engajamento, garantindo retorno financeiro à empresa.

Compreendendo os Desafios

Compreendendo os Desafios

Contudo, a verdadeira demanda emergiu quando tentamos introduzir funcionalidades adicionais, como geração de recibos, recebimentos via cartão de crédito e descontos em lojas parceiras. A monetização era necessária, mas precisava ser embasada no real engajamento dos usuários.

Por outro lado, também tinha o cliente que precisava gastar menos tempo na hora de achar um profissional que atendesse suas expectativas e necessidades.

Início do processo de discovery

Início do processo de discovery

Começamos alguns estudos...

O objetivo era entender como poderíamos tornar os usuários da plataforma mais engajados. E tínhamos uma hipótese, de um plano de assinatura com várias ferramentas para o dia-a-dia.

Desk Research

Entendimento inicial da proposta, pesquisa sobre features populares em outras soluções, pricing, etc.

Benchmark

Com empresas similares, de contratação de serviços e pessoas

Empresas mais populares e seus planos freemius

Brainstorm aberto

Com ideias apresentadas pelo time de growth e tech

Brainstorm reverso

Aqui a ideia era filtrar e tirar da lista algumas funcionalidades que fossem demandar mais tempo ou não faziam sentido. Então buscamos entender os pontos negativos de cada uma das ideias apresentadas. Abaixo estou alguns exemplos, várias funcionalidades sugeridas envolviam IA.

Matriz CSD

Entender o que já sabíamos sobre as necessidades e dores dos nossos profissionais

Entender o que era suposição e o que era dúvida para levar para a pesquisa

Certezas

Os profissionais querem mais visibilidade para atrair mais clientes

Os profissionais querem aumentar sua renda

Os profissionais querem entregar um trabalho com mais qualidade

Os profissionais em sua maioria não tem domínio do mundo digital

A maior forma de divulgação que usam é o boca boca

A maior ferramenta de contato/relacionamento que usam é o WhatsApp

Os profissionais querem cobrar mais e trabalhar menos

Os profissionais tem expectativa que na Oddie tem muito cliente pra atender

Suposições

Os profissionais desejam ferramentas para gerenciar melhor seus clientes e serviços

Os profissionais desejam ter controle sobre os leads

Os profissionais não querem ter que disputar por quem cobra mais barato

Os profissionais perdem cliente por falta de organização (Agenda, controle, tempo de entrega, forma de pagamento, pós venda)

Os profissionais não sabem o caminho para a formalização (Medo dos impostos, burocracia, não saber o caminho para abrir cnpj)

A maior ferramenta de divulgação que usam é o WhatsApp

Os profissionais não sabem atender clientes

Os profissionais não sabem usar o tempo que tem disponível para prestar um serviço melhor

Os profissionais usam diversas ferramentas de divulgação e isso acaba atrapalhando na hora de lidar melhor com seu tempo

Os profissionais perdem clientes quando falam o preço

Os profissionais preferem serviços rapidos do que obras grandes(> que 1 mês de execução (Nat)

Dúvidas

Os usuários querem ter pessoas com quem possam tirar dúvidas, receber e enviar serviços e socializar e fazer networking entre eles?

Os usuários tem dificuldade em gerenciar o seu tempo? (orçamentos, atendimentos, novos clientes... Etc)

Os profissionais usam alguma ferramenta de auxílio para organização do trabalho? (ex: agenda do celular)

Os profissionais querem se preocupar com as métricas do seu perfil?

Os profissionais mal sabem usar as funcionalidades gratuitas, vão saber usar as pagas? ( O que utilizam na Oddie)

O que seria melhor pra eles do que ter mais clientes?

Os usuários se preocupam com a exclusividade do seu perfil?

Os profissionais prefere uma ferramenta para fazer algo ou uma informação de como fazer algo? Qual traz mais resultado?

O profissional quer mais ferramenta?

Os profissionais tem tempo para organizar e atender melhor os clientes?

O profissional prefere entrar em contato com o cliente ou que o cliente entre em contato?(Nat)

O profissional acredita que a divulgação digital é eficiente ? (Nat)

Até aqui estávamos somente olhando para os profissionais... até que...

Até aqui estávamos somente olhando para os profissionais... até que...

Depois da Matriz CSD, fizemos uma pesquisa e entrevistamos alguns profissionais de vários segmentos diferentes, com a ideia de não enviesar o resultado e também poder ter insights que valessem pra grande maioria dos usuários.

Aconteceu que, o que eles mais queriam não era uma super ferramenta que ajudassem a organizar suas demandas, ou a possibilidade de receber pagamentos pela plataforma com uma taxa super baixa.

Eles queriam e precisavam de CLIENTES!

Até então, a Oddie não tava dando prioridade para os clientes, eles eram somente a consequência de uma plataforma cheia de Profissionais qualificados, nós achávamos... Porém eles eram muito poucos, olhando o número de acessos na página de pesquisa (cerca, de 0,16% do total de acessos), quanto o número de logins criados (1629)

E por não ter clientes, os profissionais não entravam na plataforma, não tinha muito o que eles poderiam fazer lá...

Começamos a conversar com os clientes

O objetivo era entender melhor o processo deles pra achar um profissional. Nossa hipótese inicial era que uma funcionalidade para coletar serviços fizesse sentido. A ideia era que clientes informassem a necessidade e os profissionais receberiam alertas de novos serviços. Fizemos as seguintes perguntas:

O objetivo era entender melhor o processo deles pra achar um profissional. Nossa hipótese inicial era que uma funcionalidade para coletar serviços fizesse sentido. A ideia era que clientes informassem a necessidade e os profissionais receberiam alertas de novos serviços. Fizemos as seguintes perguntas:

Da última vez que precisou de um serviço, me conte com o foi o processo de escolha do profissional. Qual foi a dificuldade?
Queríamos com essa pergunta identificar se existia alguma dor que não estava no nosso radar.

Quando você precisa de um serviço, o que você mais leva em consideração para fechar com um profissional? Preço ou recomendação?
Essa informação era um norte sobre quais informações seriam mais relevantes para apresentar ao cliente.

Geralmente com quantos profissionais você entra em contato quando está realizando um orçamento de serviço?
Quantidade de orçamentos médios, já tentando entender uma base de quantos profissionais vamos apresentar ao cliente.

De 0 a 10, o quanto você se incomoda com mensagens de pessoas desconhecidas no seu WhatsApp, mesmo que sejam para um assunto do seu interesse?
Essa pergunta nos faz entender se é melhor entregar o número do cliente para o profissional ou se deixamos o cliente tomar a decisão final

Quando você faz uma compra online, como e por onde você acompanha seu pedido? (entra no site ou recebe notificações)
Buscamos entender como o cliente se sente mais confortável ou está acostumado a receber notificações de algo que lhe interessa.

Os resultados dessas conversas foram o seguinte:

A maior dificuldade no processo de escolha é achar um profissional que seja qualificado

Apesar de levar muito em consideração uma boa recomendação, contrata o profissional com melhor preço

Entram em média de 3 a 5 profissionais para conseguir contratar um, e esse processo leva dias

Dificuldade na comunicação com os profissionais, já que trabalham de dia e não conseguem responder as mensagens em qualquer momento

E dificuldade de dizer exatamente qual serviço precisa ser executado

Em geral os clientes não se incomodam com mensagens de pessoas desconhecidas quando é do seu interesse

Costumam se adaptar à forma como o produto notifica, mas que teria preferência por receber pelo WhatsApp

Depois de entender melhor a dor do cliente, entendemos que prioriza-lo nesse processo, era atender a necessidade do profissional

Até aqui tínhamos os seguintes insights:

Profissionais precisam de clientes

A principal ferramenta dos profissionais, é o WhatsApp

Clientes gastam muito tempo para achar um profissional qualificado e com um bom preço

A GRANDE APOSTA

Usar uma Inteligência Artificial para atender os clientes e gerar automaticamente job descriptions que fossem suficientes para o profissional receber e dar o preço do serviço.

O Assistente de IA traria uma grande revolução para esse tipo mercado

Para os clientes:

Resposta Instântanea

Ajuda para descrever o serviço que precisa

Recomendação de um Profissional qualidade com o melhor preço

Para os profissionais:

Foco no trabalho, não precisa ficar parando para responder cliente

Leads mais qualificados

Clareza no atendimento a ser realizado

Como isso era muito novo dentro da empresa, fiquei responsável pelo nosso querido Toddie, ou seja, o Prompt perfeito estava em minhas mãos. Depois de muitos estudos, testes e muita alucinação da IA conseguimos um resultado extremamente satisfatório de fluidez e humanidade da IA, que fazia os atendimentos de forma muito objetiva.

Resultados e Aprendizados

Resultados e Aprendizados

Monitorar o comportamento dos clientes desde a chegada deles no site até a realização do serviço foi essencial para uma melhoria contínua do processo.

No período do MVP foram iniciadas 576 conversas com o assistente inteligente. Desses foram gerados 60,59% Ordem de Serviços e 61,54% dos chats iniciados agendaram serviços.

Trabalhar com algo novo exigiu de mim uma capacidade muito grande de adaptação, de abertura ao novo e principalmente a capacidade de encontrar tutorial onde não tinha de como fazer um prompt perfeito (haha).

Vamos bater um papo sobre design e negócios?

Fique a vontade para mandar uma mensagem ;)

WM

Wanderson Miranda

Vamos bater um papo sobre design e negócios?

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WM

Wanderson Miranda